domingo, 27 de fevereiro de 2011

pao com chouriço


Ingredientes:

* 800 gr de farinha de trigo
* 15 gr de fermento de padeiro
* 400 gr de chouriço cortado às rodelas e sem pele
* Água morna q.b.
* 1 colher de café de sal fino

Preparação:

Dissolva o fermento em 4 colheres de sopa de água morna, junte um pouco de farinha e misture. Reserve.
Misture a farinha com o sal, e a mistura de fermento e água. Amasse muito bem, adicionando a água morna que for necessária para obter uma massa suficientemente consistente e que não se agarre às mãos.
Deixe levedar durante meia hora. Divida em 4 porções, estenda cada uma com um rolo, recheie com algumas rodelas de chouriço e enrole.
Deixe levedar novamente e, quando vir que já não aumenta de volume, leve ao forno a 180ºC, durante cerca de 20 minutos.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mil Folhas



4 bases de massa folhada
manteiga q.b.
farinha q.b.
açúcar de confeiteiro q.b.

Ingredientes para o creme:
4 dl de leitede leite
essência de baunilha q.b.

6 gemas de ovos
150 gr de açúcarde açúcar
30 gr de farinha de trigode farinha de trigo

1 Pré aqueça o forno a 180 graus.

2 Unte 2 tabuleiros com manteiga, polvilhe-os com farinha. Coloque e estique uma base de massa folhada em cada tabuleiro.

3 Polvilhe a massa com farinha e pique-a com um garfo. Coloque uma assadeira em cima de cada base para a achatar. Leve ao forno pré aquecido, por cerca de 15 minutos, ou até a massa estar bem torrada. Repita novamente os 2 passos anteriores, de modo a ficar com 4 bases de massa folhada.
4 Aqueça numa panela, o leite e a essência de baunilha. Coloque as gemas numa tigela. Batendo sempre, com um batedor de varas, vá adicionando aos poucos o açúcar, a farinha e o leite com a baunilha. Verta o preparado, para a panela onde aqueceu o leite. Leve ao lume, mexendo sempre, até obter um creme consistente. Coloque-o num recipiente para ir arrefecer no frigorífico.

5 Com uma faca, corte as bordas da massa folhada. Divida cada rectângulo grande, em 4 menores e iguais. Num rectângulo de massa folhada, espalhe um pouco do recheio e por cima outro pedaço de massa. Repita isto quatro vezes, terminando com um rectângulo de massa.

6 Barre os lados com o recheio que sobrou. Por cima, dê um toque final:

Na última, não ponha creme de pasteleiro, mas sim um glacé de açúcar, que deverá fazer, batendo as claras um pouco e ir juntado o açúcar em pó, até ficar um preparado brilhante e sem grumos.
Derreta um pouco de chocolate em banho maria e desenhe uma espiral, por cima do glacé. Depois com um palito fazer riscos do centro para o exterior do bolo e vice versa, limpando o palito entre cada utilização. Levar ao frigorifico, pois frio é bem mais delicioso.







Torta mil-folhas

Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Torta doce
Calorias: 316 por porção

Ingredientes:

· 1 pacote de massa folhada congelada laminada

Creme:
· 2 xícaras (chá) de leite
· 1/3 de xícara (chá) de açúcar
· 1/4 de xícara (chá) de maisena
· 3 gemas
· 1 colher (chá) de essência de baunilha

Para polvilhar:
· 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Acessórios:
· Assadeira grande, Peneira fina

Modo de preparo:

Aqueça o forno em temperatura alta. Abra a massa folha da e corte-a em três retângulos iguais no sentido da largura. Com um garfo, fure-os em vários lugares. Disponha na assadeira e asse por dez minutos ou até dourarem. Deixe esfriar.

Creme:
Numa panela média, junte o leite, o açúcar e a maisena e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau, por cinco minutos ou até a mistura engrossar. Bata um pouco as gemas, junte ao creme e cozinhe, mexendo sempre, até ferver. Retire do fogo e junte a essência de baunilha. Transfira para uma tigela, cubra com filme plástico e deixe esfriar.

Montagem:
Num prato para bolo, disponha um retângulo da massa folha da e cubra com metade do creme já frio. Por cima, disponha outro retângulo de massa e cubra com o creme restante. Arrume o último retângulo de massa por cima. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.




Mil folhas com creme de pasteleiro

- 2 embalagens de massa folhada (usei do Lidl pois é rectangular e partir ao meio o k deu 4 camadas de massa folhada)

Para o creme de pasteleiro

-1 litro de leite
-4 ovos
-120g de açúcar
- 2 colheres sopa açúcar baunilhado
-65g de farinha

Para o glacé

- açúcar glace
-1 clara de ovo
- chocolate derretido com um pouquinho de manteiga


Começar por preparar o creme pasteleiro. Aquecer o leite com o açucar baunilhado. Reservar um pouquinho de leite. Bater os ovos com o açucar até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Colocar a farinha em chuva e o leite que reservou. Acrescentar o leite quente sem parar de bater. Levar este preparo ao lume até engrossar. Não parar de mexer. Deitar num recipiente. Colocar película aderente em contacto com o creme; Isto é, mesmo pousado em cima do creme para não ganhar aquela camada grossa. Deixar arrefecer. Cozer as massas folhadas previamente picadas com um garfo. Deve-se estar atento á cozedura. Se por acaso tiverem tendência a levantar num dos lados espetar a massa com uma faquinha bem afiada para retirar o ar e elas baixarem novamente. Deixar arrefer as massas em cima de redes. Montar o bolo ,escolher a massa mais bonita e direitinha e deixar para o fim. Colocar a 1ª massa folhada e cobrir com creme pasteleiro. Espalhar para ficar uniforme. Colocar novamente massa folhada e depois creme, mais uma placa de massa folhada e creme. Colocar a última massa folhada. Pressionar levemente. Reservar. Preparar o glacê,colocar a clara de ovo dum recipiente e bater até começar a espumar. Ir colocando o açucar glace até obter uma mistura brilhante e lisinha. Espalhar por cima do bolo. Derreter 2 barrinhas de chocolate com um pouquinho de manteiga até obter um chocolate brilhante. Decorar a gosto.


Mil folhas
Ingredientes:

400 g massa folhada congelada

Para o recheio:

500 g de creme de pasteleiro de compra


Para a cobertura:
150 g de doce de ovos de compra
50 g chocolate derretido (chocolate de leite)

Preparação:
1. Descongelar a massa folhada à temperatura ambiente. Forme 2 tiras com 20 cm de comprimento e 2 mm de espessura. Pique a massa com um garfo e leve ao forno a 200ºC durante aproximadamente 25 minutos. 

2. Depois de cozidas, retire-as do forno, deixando arrefecer bem; depois de frias, retire as extremidades com uma faca e transfira para um prato de servir plano com a  parte mais lisa para baixo. 

3. Coloque num saco de pasteleiro com boquilha lisa, o creme de pasteleiro. Coloco o creme sobre a massa folhada. 

4. Coloque a outra parte da massa folhada em cima do creme, com a parte lisa para cima. 

5.  Por fim. espalhe o doce de ovos e faça 4  riscos com o um cartucho de papel vegetal, com o chocolate derretido, sobre o comprimento. Com um palito risque de um lado ao outro sobre a largura. 

6. Leve ao frigorífico até ao momento de servir.





Ingredientes:
1 massa folhada rectangular, 80 g de açúcar, 20 g de farinha, 1 ovo, 2 gemas, 2,5 dl de leite, 2 gotas de aroma de baunilha, 1 clara, 200 g de açúcar em pó, 1 c. (de sopa) de cacau em pó.




Preparação:
Prepare o creme: Junte o açúcar com a farinha, o ovo e as gemas. Ferva o leite com o aroma e verta-o, aos poucos, sobre o preparado anterior, mexendo sempre. Leve a lume brando, mexendo sem parar, até obter um creme espesso. Transfira para um recipiente, cubra com película aderente e deixe arrefecer. Ligue o forno a 180º C. Estenda a massa folhada, pique-a com um garfo e corte-a em três retângulos. Leve ao forno, até ficar dourada. Depois de cozida, retire-a do forno. Coloque o creme num saco de pasteleiro com boquilha lisa e cubra a superfície de dois rectângulos. Sobreponha-os. Prepare a glace: Misture a clara com o açúcar em pó. Separe 1/3 deste preparado e junte-lhe o cacau, mexendo bem, reserve. Barre o terceiro retângulo com a glace branca, espalhando-a com uma espátula. Coloque a glace de cacau num cartucho de papel vegetal e faça riscas paralelas sobre a glace branca. Com um palito, “risque” linhas transversais. Deixe secar.

Pudim de Leite Condensado


Aprox. 1 hora + tempo de frio


Ingredientes (para 6 pessoas):

* 150 g de açúcar
* 1 dl de água
* 1 lata de Leite Condensado Finessa (740 gr)
* 6 ovos
* 4 dl de leite



Preparação:



Leve ao lume uma frigideira com o açúcar e deixe cozinhar até obter um caramelo claro.

Retire o caramelo do lume e adicione a água cuidadosamente para não salpicar. Leve novamente ao lume, mexa e deixe ferver até o caramelo ficar liso.

Deite o caramelo numa forma e depois rode-a para que o interior fique caramelizado. Reserve.

Verta o leite condensado no liquidificador, juntamente com os ovos e o leite, ligue e deixe bater.

Coloque o preparado anterior na forma e leve ao forno a 180º C, em banho-maria, durante 45 minutos. Retire o pudim do forno, deixe arrefecer em banho-maria e leve ao frio até ao momento de servir. Desenforme e sirva decorado a gosto.

Trufas de Chocolate


Ingredientes (para 5 pessoas):

* 1 tablete de chocolate
* 1 lata de leite condensado
* 2 c.s. de margarina
* 2 gemas de ovo
* 2 c.s. de whisky
* cacau em pó



Preparação:

Parta o chocolate em pedaços e deite para uma tigela. Coloque a tigela em banho-maria até o chocolate derreter. Retire do banho-maria, mexa bem e deixe arrefecer um pouco. Junte o leite condensado, a margarina as gemas e o whisky e mexa bem. Leve de novo ao lume mexendo sempre até engrossar e se descolar do ta­cho. Retire do lume, deite num prato e deixe arrefecer. Molde bolinhas com a mistura e passe-as pelo cacau em pó. Depois… é só servir e apreciar!

Bolo de Nozes


Ingredientes (para 6 pessoas):

* 150 g de miolo de nozes picado
* 6 ovos
* 450 g de açúcar
* 360 g de farinha
* 200 g de manteiga amolecida
* 2 dl de natas
* 1 c. de chá de fermento em pó
* 50 g de pinhões
* manteiga para untar
* farinha para polvilhar



Preparação:

Ligue o forno a 180º. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Numa tigela bata a manteiga com o açúcar até ficar bem cremoso. Separe as gemas das claras e adicione as gemas, uma a uma, à mistura da manteiga batendo sempre. Junte as natas, mexa e em seguida adicione a farinha e o fermento. Bata tudo muito bem. Junte as nozes, misture e deite na forma. Polvilhe com os pinhões e leve ao forno durante 30 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, e dei­xe arrefecer um pouco. Desenforme e sirva frio.
Nota: Este bolo fica fantástico decorado com chantilly e fruta.

Bolo de Banana


Ingredientes (para 7 pessoas):

* 400 g de açúcar
* 200 g de farinha Castello
* 7 bananas da Madeira
* 5 ovos
* 2 dl de natas Milbona
* 1,5 dl de óleo Alvolino
* 1 iogurte de banana Milbona (ou outro sabor)
* Sumo de 1 limão



Preparação:

Leve ao lume uma frigideira com 100 g do açúcar até que o mesmo comece a ferver e a dourar nos bordos. Mexa e, quando estiver douradinho, junte 1 dl de água aos poucos, mexendo sempre até obter um caramelo liso. Deite-o no fundo de uma forma e rode a forma de modo a que fique bem coberta com o caramelo.

Descasque duas bananas, corte-as em rodelas grossas, regue-as com sumo de limão e coloque-as na forma sobre o caramelo. Bata as natas até ficarem bem espessas e reserve.

Numa tigela, bata as gemas com as restantes 300 g de açúcar, até obter uma mistura cremosa. Descasque o resto das bananas, esmague-as com um garfo, junte o restante sumo de limão e mexa bem. Adicione o óleo à mistura das gemas, bata bem, junte as bananas esmagadas, o iogurte e as natas batidas e misture. Adicione então a farinha e, por último, as claras batidas em castelo, misturando tudo muito bem.

Verta para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

Nota do Chefe: Este bolo fica com textura de pudim.

churros


Ingredientes (para 4 pessoas):

* 60 g de manteiga
* 1/4 colher de chá de sal
* 150 g de farinha
* aprox. 100 g de açúcar
* 3 ovos
* 2 l de óleo para fritar
* Papel para forno



Preparação:

Cozer a manteiga em 200 ml de água com sal. Misturar a farinha com 2 colheres de sopa de açúcar, juntar tudo à água a ferver e mexer, até se formar uma massa. Deitar para um recipiente, deixar arrefecer e misturar os ovos, um a um, até a massa ficar cremosa. Deitar a massa num saco de pasteleiro com bicos em forma de estrela e espremer tiras grandes de aprox. 10 a 15 cm em tiras de papel de forno. Aquecer o óleo numa fritadeira grande até formar bolhas ao mergulhar uma colher de pau no óleo. Deitar os churros no óleo, com cuidado, e fritá-los durante 3-4 minutos até ficarem dourados. Depois, virá-los. Colocá-los a escorrer em papel de cozinha e polvilhá-los com o açúcar que sobrou. Servir quente com café.



5dl agua
1pitada d sal
500g farinha
1c sobremesa be cheia d fermento
oelo pra fritar
açucar e canela em po pra passar
leve ao lume a agua com a pitada d sal, deixe d ferver durante 3ms, reserve do lume e edeixe amornar
numa tigela, a farinha com o fermento e adicione a agua, em fio e mexendo sempre
s necessario, acrescente mais um pouko d agua morna ate a massa ficar com uma textura maleavel mas espessa
cubra com um pano humido e deixe repousar durante 20ms
coloke depois a massa nem saco d pasteleiro com bokilha frisado
perte o sac e corte com uma tesoura em pedaços do mesmo tamanho para dentro da frigideira com o oleo kente
deixe fritar d ambos os lados ate ficarem douradinhos, retire, escorra, passe por canela e açucar e sirva

Folhados de salsichas


Ingredientes (para 6 pessoas):

* 3 latas de salsichas tipo frankfurt Serra Marina
* 3 embalagens de massa folhada Belbake
* 2 cebolas
* 100 g de queijo ralado Lovilio
* 4 colheres (sopa) de azeite Chaparro
* 1 colher (chá) de mostarda Duc De Coeur
* 1 colher (sopa) de salsa picada Kania
* Sal ChanteSel q.b.
* Pimenta Kania q.b.
* Ovo batido para pincelar



Preparação:

Escorra as salsichas e corte-as em rodelas. Descasque as cebolas e corte-as em meias luas finas.

Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e deixe-a cozinhar até que fique transparente. Tempere com sal e pimenta, adicione a mostarda e a salsa picada e misture. Junte as salsichas, misture novamente, retire do lume e deixe arrefecer. Por fim, adicione o queijo ralado e mexa.

Ligue o forno a 200°C. Passe o tabuleiro do forno por água fria e deixe escorrer. Desenrole a massa folhada, coloque-a em cima da mesa, disponha porções da mistura anterior por cima, cubra com a outra parte da massa e aperte ligeiramente com a mão para que fique bem colada. Depois corte em quadrados e coloque-os no tabuleiro, pincele com ovo batido e leve ao forno durante 20 minutos. Retire e sirva os folhados mornos ou frios.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

muffins


180 g Pepitas de Chocolate Preto Nestlé
200 g Farinha
125 g Açúcar amarelo
2 Ovos
75 g Manteiga Amolecida
9 Colheres de sopa Leite
3 Colheres de sopa Cacau em Pó Magro Nestlé
1 Colher de chá Fermento em pó
Manteiga para untar



Ligue o forno a 180º. Barre 12 forminhas com a manteiga. Abra a embalagem das pepitas. Retire 12 pepitas e guarde. Pique as restantes.
Numa tigela bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Bata os ovos com o leite; misture a farinha com o fermento e o cacau.
Junte a mistura do leite com os ovos à manteiga; mexa; junte a farinha, o fermento e o cacau; bata bem.
Junte as pepitas picadas e misture. Divida a massa pelas forminhas; coloque uma pepita inteira dentro da massa, em cada uma das forminhas e leve ao forno durante 20 minutos. Retire e deixe arrefecer. Desenforme e sirva.


by: miudos graudos

sábado, 12 de fevereiro de 2011

bolo d aniversario-2ºs aniversarios



1º bolo
4 ovos

125 grs de açúcar

125 grs de farinha de trigo peneirada

1 colher chá de fermento em pó

4 colheres de sopa de água a ferver

Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte muito bem.

Bata as claras em castelo, adicione o açúcar sempre batendo. Misture as gemas e mexa com cuidado. Em seguida junte a água a ferver, e, por fim, a farinha com o fermento. Deite o preparado no tabuleiro e leve ao forno quente 10 a 12 minutos. Retire, desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar e recheie com o creme de chocolate, enrole a torta normalmente e polvilhe com açúcar em pó.

2º bolo:
300g açucar
7 ovos
12 c. sopa agua a ferver
220g farinha
1c. cha fermento
margarina e farinha pra untar

bater o açucar com os ovos, ate obter uma massa esbrankiçada
adicione a agua e mexa
juntar a farinha, fermento e mexer
juntar o xocolate e mexer
colocar na forma, ja untada e polvilhada
vai a cozer a180*, por uns45m


kando os 2 bolos estiverem prontos, com uma faca, corta los ao meio.
colocar uma massa branca e o doce de ovos(ou creme*)depoix a massa d xocolate e o doce d ovos;massa branca e o doce de ovos e a massa d xocolate.cobrir com o doce d ovos

pousar a ostea; ou a pasta portuguesa

a volta colokar, individualmente, as barras d kitkat.

amarrar com uma fita de cetim

enfeitar com uns bonekinhos, nao comestiveis, do piu-piu



creme de manteiga:misture 125g d manteiga amolecida com 1 c sopa d leite

adicione aos poukos 375g d açucar em po peneirado, ate ficar completamente incorporado(da para 500g d creme)

o creme deve ficar com uma textura fina e cremosa


creme d chocolate:basta misturar no leite 2 c sopa d cacau em po



creme d baunilha: substitua o cacau em po por 1 c cafe d essencia d baunilha

Queques de maçã e chocolate

Ingredientes:
1 ovo
1 chávena e meia de chá de farinha
1/4 de chávena de chá de açúcar
1/4 de chávena de chá de óleo
1/3 de chávena de chá de leite
1/2 c. de chá de sal
1 c. de chá de fermento em pó
2 maçãs tipo granny smith
12 pedaços de chocolate
1/2 chávena de chá de pepitas de chocolate
canela em pó q.b.

Preparação:
Numa tigela, junte todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, sal e fermento em pó). Faça uma cova no meio e junte o ovo, o leite e o óleo. Mexa bem. Descasque e corte as maçãs em pedaços e incorpore-os na massa. Encha até metade formas de muffins com a massa. Coloque um pedaço de chocolate em cada uma e volte a colocar massa até encher a forma. Coloque pepitas de chocolate por cima dos queques e polvilhe com canela em pó. Leve a cozer em forno moderado durante aproximadamente 25 minutos.

pudim de iogurte

3 ovos
2 iogurtes
1 lata de leite condensado
1 medida da lata de leite normal

Bate-se tudo junto, unta-se uma forma de pudim com caramelo e leva-se ao lume em banho de maria cerca de 40m

bolo de coco




1 lata leite condensado
4 ovos
100g coco ralado
1c. sopa fermento

preparaçao:
ligar o forno a 180 graus
mistura se tudo, muito bem.
barra se a forma e vai ao forno 30ms

SUGESTAO:
corte em quadrados cerca d 4cm
e otimo pra festas d miudos

sobremesa de gelatina

4 gelatinas a gosto( morango, pessego, frutos topicais, ananas,..)
1 lata de leite condensado

preparaçao:
fazer as 3 gelatinas conforme a embalagem, cada uma em recepientes diferentes.deixar d u dia pro outro
no dia seguinte, cortar aos pedaços as gelatinas e coloka los dentro de ma taça.
preparar a outra embalagem de gelatina.
juntar a lata de leite
misturar os pedaços d gelatina a este preparado envolvendo com cuidado, e levar ao frigo pra solidifikar

pudim de laranja

9 c. sopa d açucar
9 ovos
900ml leite
caramelo
raspa e sumo d 1 laranja

preparaçao:

junte o açucar com os ovos, a laranja e o leite
leve a cozer em forma caramelizada,no forno( em banho maria), a 190 graus
metade da cozedura e feita com a forma tapada.destapando s de seguida ate cozer

dedos de chocolate/ dedos de dama

200g farinha
1 1/2 colher cha de fermento
100g açucar
75g manteiga
2 ovos

preparaçao:

misture a farinnha com o fermento e peneire os para uma tigela. espalhe o açucar em cima.
corte a manteiga aos pedacinhos e misture os com a farinha.
junte os ovos
comece a misturar todos os ingredientes com uma colher e acabe amassando com as maos ate obter uma massa firme e homogenea.
deixe a repousar durante 1 hora
akeça previemente o forno a 200 graus
unte o tabuleiro do forno com papel vegetal
com as maos enfarinhadas va moldando os palitos
e mais facil fazer um rolo cumprido e corta lo aos poukos
coza os dedos em forno medio durante cerca de 15minutos, tendo o cuidado de nao os deixar alourar demasiado
deixe os arrefecer sobre a grelha
derreta a cobertura de chocolate num tacho em banho maria.pegue em cada um dos palitos a meio e mergulhe as pontas no chocolate, deixando as escorrer.
ponha os dedos de chocolate sobre a marmore ou sobre o papel vegetal ate a cobertura estar seca e dura

NOTA:
50 dedos
90ms

um dois tres quatro

1 chavena de margarina
2 chavenas de açucar
3 chavenas farinha de trigo
4 ovos

preparaçao:


batem se os ovos com o açucar e a margarina derretida em banho maria
depoix de muito bem batido, juntaar a pouko e pouko a farinha mexendo bem
deita se a massa em pekenas formas untadas com margarina
leve a cozer a forno kente

madalenas




250g açucar
250g farinha trigo
6 ovos
280g manteiga
1c. sopa raspa de limao ou laranja
1c. cha fermento em po

preparaçao:

numa tigela ligeiramente akecida, deite os ovos e o açucar
bata muito bem ate obter uma mistura fofa
junte a raspa de limao
adicione a manteiga amolecida, mas nao kente, e mexa bem
por fim junte a farinha misturada com o fermento
bata ebm a massa
deite uma colherada de massa em cada caixa d papel frisado e coloke as num tabuleiro k possa ir ao forno, pode colocar amendoa
coza as madalenas em forno pre akecido(180graus) cerca de 25 ms, ate fikarem lourinhas

bolo leite

3 copos d açucar
2 copos d maizena
6 ovos
1c fermento
1 copo d leite kente

preparaçao:

bata os ovos, açucar sem parar
depoix colokar a maizena, o fermento, leite kente-sempre a bater
cozer em temperatura alta ate a massa crescer na forma, depois baixar a temperatura pra media e cozer + 20ms

formigos/ mexidos

1,5dl agua
1c. sopa manteiga
1 clice vinho dporto
casca d 1/2 limao
1 pau canela
2,5 dl mel
250g pao
1 chavena rasa d açucar
1 pitada d sal
50g pinhos
50g nozes
50g passas

preparaç.ao:

leva se a agua e todos os ingredientes, excepto o pao e os frutos
deixa s ferver por 15ms
coloka se os frutos
deixa se ferver por 15ms
corta se o pao em fatias, o + fino possivel; e escalda se com a menos kantidade possivel de agua
junta se esta massa ao preparado anterior, cuidadosamente para evitar k ganhe gromos
deixa se ferver um pouko mais pra apurar, sempre mexendo
verta pro prato

filhós d laranja

15g d fermento de padeiro
600g d farinha
5 ovos
1 laranja
0.7dl azeite
0.5 dl aguardente
uma pitada d sal
oleo
açucar
canela

preparaçao:

dissolva o fermento num pouko d agua morna e junte lhe pouko a pouko a farinha ja peneirada.
deixe levedar, ate duplikar d tamanho
misture lhe a restante farinnha, os ovos, o sumo e a raspa de laranja,o azeite morno,aguardente e o sal
amasse tudo muito bem ate obter uma massa brilhante e elastika.deixe levedar ate duplikar d tamanho
akeça o oleo e estenda a massa com a ajuda d um rolo
faça bolinhas- frite as
deixe os escorrer e ainda kentes passe por canela e açucar

coscoroes

500g farinha
3 ovos
1dl azeite
50g margarina
oleo
sumo d 2 laranjas
raspa d uma laranja
sal
açucar
canela

preparaçao:

ponha numa tigela a farinha, uma pitada d sal, o sumo e a raspa d laranja, os ovos, o azeite e a margarina derretida
amasse com as maos e,s a massa tiver mole, adicione um pouko d farinha
kando a massa tiver ligada, transfira a para a bancada da cozinha, sovando atefikar bem trabalahda
forme uma bola e deixe repousar, tapada com um pano, numa tigela durante 1h
depoix estenda com o rolo pekenas porçoes d massa d cada vex com uma espessura de um milimetro
com uma carretilha, recorte rectagulos d 10cm por 5cm e faça 2 golpes com a faca no sentido do cumprimento
leve a fritar e oleo bem kente e, depoix da fritura, deixe arrefecer em papel absorvente
polvilhe com o açucar e canela

meia desfeita de bacalhau e grao

600g grao bem demolhado
2 postas d bacalhau
4 ovos cozidos
2 cebolas grandes em rodelas
2,5dl azeite
2 c. sopa salsa picada
sumo 1/2 limao
sal
pimenta
agua
colorau


prearaçao:

coza o grao em agua co pouko sal e um fio d azeite, durante 10/15ms, na panela d pressao
faça um refogado
com o restante azeite e cebola, junte o bacalahu ja desfiado e passado por 3 aguas, e deixe estufar um pouko
acrecente o grao,o colorau, a pimenta e um pouko d sumo d limao
adicione a salsa e os ovos as rodelas

rabanadas

açucar q.b.
canela q.b.
2 copos leite
oleo q.b.
2 ovos
pao d forma
1 pitada d sal

preparaçao:

corte o pao em fatias d 1cm d espessura
coloke o pao num tabuleiro e molhe levemente com oleite açucarado
depoix, passe no ovo ebm batido e frite-em oleo bem kente- dos 2 lados
por ultimo, polvilhe com o açucar e canela

bolo d limao

100g farinha branca neve super fina
200g açucar
5 ovos
raspa d 1 limao

cobertura:
sumo d 1 limao
2dl agua
1c. sopa açucar

preparaçao:

ligue o forno a cerca d 180 graus
unte e polvilhe com farinha uma forma d chamine
bata bem as gemas com o açucar, ate obter uma mistura esbrankiçada
junte a raspa d limao e a farinha, aos poukos
bata as claras em castelo bem firme
e adicione a mistura anterior, envolvendo muito bem, mas sem bater
verta para a forma e leve a cozer cerca d 30ms
num recipiente, leve ao lume o sumo d limao, a agua e o açucar e deixe ferver 2ms
verta esta mistura sobre o bolo ainda kente e antes d o desenformar
espere 10ms e desenforme


bolo d limao II

2 chávenas de Açúcar
2 chávenas de Farinha
1 colher de chá de Fermento em pó
1/2 chávena de Óleo
4 Ovos
Sumo e raspa de 1 Limão (grande)

A chávena tem a capacidade de 200ml


Bater os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme fôfo e esbranquiçado.

Juntar o óleo, o sumo de limão e a raspa e bater até tudo estar bem misturado.

Misturar o fermento com a farinha e adicionar à massa, envolver sem bater.

Levar a cozer em forma untada e enfarinhada a 180º durante 40m.

medalhoes d bacalhau a moda do porto



3 lombos d bacalahu demolhado
1 limao
farinha trigo
2 ovos batidos com 1c. sopa d azeite, 2c. sopa d agua, sal e pimenta
pao ralado
3 cenouras
1 cebola media
100g toucinho entremeado fresco
3 dentes d alho
1 folha d louro
1dl vinho branco
4 gemas d ovos
sal e pimenta
2c. sopa salsa picada

preparaçao:

limpe o bacalhau d espinhas e pele e corte o em medalhoes d 1cm d espessura
tempere com sumo d limao, um fio d azeite, sal e pimenta
deixe marinar durante 1h em local fresco
descaske as cenouras e raspe asem tiras e pike a cebola e os alhos finamente
refogue lentamente a cebola com o alho eo azeite durante 4ms
junte as cenouras, o vinho branco, a folha d louro, o sal e a pimenta
tape o tacho e deixe apurar em lume brando durante 20ms
em seguida, passe os medalhoes d bacalahu por farinha, seke os bem, passe os pela composiçao d ovo batido e por fim, pelo pao raldo
frite os em lume medio com oleo d amendoim
kando estiverem prontos, seke os em papel culinario
no meomento d servir, akeça rapidamente a composiçao d cenouras
depoix, reduza o lume para o minimo e va acrescentando as gemas, enkanto mexe rapidamente, para obeter uma composiçao cremosa
sirva a acompanhar os medalhoes d bacalhau

bacalhau a gomes d sa




3 postas d bacalhau
3 cebolas medias cortadas em meia lua
4 dentes d alho picado
3c sopa azeite para cozer o bacalhau
3 c sopa azeite para saltear as batatas
8 batatas novas medias3c sopa salsa picada
2 ovos cozidos
1 folha louro
20 azeitonas pretas, desencaroçadas e cortadas em 4
sal e pimenta

preparaçao:

coza as postas d bacalhau em agua com azeite, durante 5ms, em lume medio
retire do lume, tape o tacho e deixe repousar 10ms no caldo da cozedura
retire o bacalhau da agua, deixe arrefecer um pouko e limpe de peles e espinhas
reserve as lascas
faça um refogado com cebola, o azeite, o alho e o louro
deixe alourar durante 15ms
escorra a cebolada e volte a por o azeite na frigideira para saltear as lascas de bacalhau
verifike o sal e pimenta
simultaneamente, coza as batatas em agua durante 15ms
depoix, corte as às rodelas e saltei as em azeite
sirva em camadas, decorando com azeitonas e os ovos cozidos

NOTA:
4 pessoas
tempo d cozedura 35
tempo d preparaçao 15

medalhoes de lombo de novilho com vinho tinto


medalhoes de lombo de novilho com vinho tinto

800g lombo d novilho
3c. sopa azeite extra virgem
50g manteiga
tomilho fresco e louro
1 cubo d caldo d carne
0,5l vinho tinto
0,5 calice d aguardente velha
1 cebola media picada
3 dentes d alho
1 c cha d amido d milho
1c sopa d manteiga

preparaçao:

limpe o lombo
ate a peça com um cordel e tempere com sal, pimenta, tomilho, louro, cebola e alho
molhe com o vinho tinto e deixe marinar durante 3h
retire a carne da marinada e seke a
coe os legumes e reserve os
faça o mesmo ao vinho
numa frigideira alta, salteie o lombo rolando o sobre si mesmo ate fikar aloirado
em seguida, leve o ao forno kente durante 15ms
entretanto, refogue os legumes com azeite durante 5ms, molhe com o vinho e deixe reduzir ate metade
acrecente entao o meio calice da aguardente velha, baixe o lume e deixe apurar por mais ms,
ligue com o amido d miolho e, ja fora do lume, acrecente a manteiga
sirva com batata salteada ou frita

NOTA:
tempo d preparaçao 15
tempo d cozedura 25

rabanadas douradas




8 gemas d ovos
500g açucar
4 fatias grossas d pao d forma amolecidas
raspa d casca d 1 imao
raspa d 1 limao d aranja
gr d canela em po
60dl vinho porto

preparaçao:

para os ovos moles:
cooke 300g d açucar num tacho com 2 d d agua e eve ao lume brando
deixe ferver sem mexer ate obter ponto d fio grosso
junte as gemas, eve as ao ume e coza as ate obter a concistencia desejada
durante este processo, mexa sempre a mistura com uma coher, mas d tras para a frente(vaivem) e nao em movimentos circulares
estes ovos deverao fikar reamente moes
coloke os num prato d sopa e reserve

montagem:
com o k sobrou do açucar, faça uma calda fraca com 2,5dl d aagua e coloke noutro prato d sopa
passe as fatias d pao, primeiro pela calda d açucar, escorra as e depoix pelos ovos moles
a medida k as cooka numa travessa, povilhe com canela, raspa d limao e laranja, vinho do porto e os restantes

NOTA:
4 pessoas
tempo d preparaçao:40m

fondant d chocolate

4 ovos
75g açucar em po
55g amendoa em po
100g c chocolate
100g manteiga
manteiga para barrar
farinha para povilhar

preparaçao:

akeça o forno a 210graus
numa taça, abta os ovos com o açucar em po ate k fike um creme esbrankiçado
junte as amendoas em po em chuva sem parar d maexer e ate obter uma massa homogenea
corte o chocolate em pedaços, junte a manteiga e leve a derreter em banho maria ou no microondas
mexa bem
junte o chocolate derretido ao creme d ovos e mexa muito bem
barre com manteiga e polvilhe com farinha 4 forminhas d aluminio com 8 a 10cm d diametro cada
distribua o preparado pelas formas, bata com a base em cima da mesa d trabaho para k saia o ar
leve ao forno durante 8ms
retire, deixe arrefecer um pouko e desenforme cuidadosamente
sirva os bolos ainda mornos

SUGESTAO:
o centro dos bolos deve d fikar bem cremoso e pode servi los com uma bola d gelado d baunilha
NOTA:
tepo d preparaçao 20ms
tempo d cozedura 8ms

espetadas de gambas

400g gambas
3 courgetes pekenas
2 tomates
8 ceboas pekenas frescas
8 cogumeos grandes

marinada:
1/4 c cafe orgaos secos
1/2c cafe açucar em po
1/2 c cafe mostarda forte
1 c sopa vinagre
1 dente d aho pekeno
4 c moho soja
1c sopa d moho pimenta
1c sopa d sumo limao
1c sopa agua

preparaçao:

descaske as gambas, mete as numa bandeja funda
prepare a marinada, misturando todos os ingredientes numa tigela
despeje metade da amrinada sobre as gambas
acenda o grelhador do forno
passe as 8 espetadas d madeira por agua
corte as courgettes em pedaços e os tomates em quartos
descaske as cebolas
arranje os cogumelos
confecione as espetadas alternado as gambas
escorridas, as courgettes, as cebolas, os cogumelos e os tomates
grelhe as espetadas d 8 a 10 ms, rodando as varias vezes e pincelando as com o resto da marinada

SUGESTAO:
comece e acabe cada espetada com uma gamba; assim os egumes nao deslizaro kando estiver a voltar as espetadas
para acompanhas, substitua o molho cocktai por ketcchup picante misturando com rabano e sumo d limao

NOTA:
descaske previamente as gambas e marine as durante 2 h; as espetadas ficarao assim mais aromatizadas
adicione as espetadas cubos d ananas em conserva

PUDIM D LEITE

caramelo para untar a forma
8 ovos
200g açucar
8dl leite
1 limao

preparaçao:

unte uma forma para pudim canelada, com cerca d 20 cm d diametro e com tampa, com caramelo
reserve
numa tigela, misture oovos com o açucar
regue com eite em fio e aromatize com a raspa e o sumo d meio limao
mexa com uma vara d arames
verta o preparado na forma untada com caramelo e tape a
coza em banho maria, colokando dentro da panela d pressao, apos levantar fervura
passado o tempo, retire a panela do lume e aguarde k passe a pressao
destape a panela e a forma e desenforme o pudim para o prato
decore com meias luasd restante limao e reserve no frio ate a hora d servir

Gomas de Morango

100 grs de água (1 dl)
150 grs de açúcar (pus só 100 grs)
1 pacote de gelatina neutra em pó (10 grs)
1/2 pacote de gelatina sabor morango

preparaçao:
Leva-se ao lume num tachinho a água. açúcar e a gelatina neutra até querer levantar fervura.
Retira-se e mistura-se a gelatina de morango.
Levar ao lume até a gelatina dissolver bem. retirar e colocar em forminhas pequenas de silicone ou sereve também as forminhas de gelo.
Levar ao frigorífico pelo menos 12 horas.
Retirar e envolver em açúcar granulado.

Salame de Chocolate

100 grs de manteiga
100 grs de açúcar
100 grs de chocolate em pó
1 ovo ( usei o equivalente em leite)
200 grs de bolacha tipo maria

preparaçao:
Triturar a bolacha maria (convém deixar alguns pedaçinhos grandes), juntar a manteiga amolecida, o açúcar, o chocolate, o leite e amassar para agregar todos os ingredientes.
Cortar uma folha grande de papel de alumínio, deitar o preparado e enrolar.
Levar ao frigorífico de um dia para o outro para enrijecer.
Para servir corte ás fatias e delicie-se.

Queques de Cenoura

3 cenouras cruas
2 chávenas de chá de açúcar amarelo
1 chávena de chá de óleo de girassol
2 chávenas de farinha com fermento
4 ovos
raspa de laranja

preparaçao:
Descascar as cenouras e triturá-las, juntar os ovos, açúcar e bater muito bem com batedeira ou no liquidificador.
Juntar o óleo, farinha e raspa da laranja, envolver muito bem.
Unte forminhas de queques se for de silicone não precisa untar, ponha o preparado ás colheradas e leve ao forno préviamente aquecido 170º por 30 minutos.
Verifique com um palito, retire, deixe arrefecer e sirva em forminhas de papel frisado.

Pudim Toucinho do Céu

3 ovos
3 gemas
300 grs de água ( 3 dl)
350 grs de açúcar
caramelo líquido

preparaçao:
Deita-se o caramelo no fundo de uma forma e reserva-se.
Num tacho levar ao lume o açúcar e a água a ferver por 15 minutos com o lume no mínimo.
Retirar e deixar arrefecer um pouco.
Bater bem os ovos e as gemas e adicionar em fio a calda, sempre mexendo para não cozer os ovos.
Deitar a mistura na forma, tapar com papel de alumínio, por a tampa e levar ao lume em banho-maria por 30 minutos no fogo médio.
Retirar e deixar arrefecer na própria forma.
Levar ao frigorífico e desenformar na hora de servir.

Baba de camelo

1 lata de leite condensado cozida
6 ovos
5 folhas de gelatina
200gr de bolacha
150gr de margarina.

preparaçao:
juntar o leite condensado,com as gemas,derreter as folhas de gelatina e juntar.bater as claras em castelo.misturar suavemente e reserva-se.ralar a bolacha e juntar a margarina.misturar.numa forma de aros.pôr 2/3 no fundo e pôr por cima a baba de camelo,finalmente pôr o resto da bolacha.e levar ao frio.depois é só servir.






1 lata de leite condensado cozido
6 gemas
6 claras

bater bem o leite condensado com as gemas; depoix bem batido envolva as claras em castelo

deitar em taças
por cima, pode se por amendoa, bolaxa ralada ou noz

vai ao frigorifico!!

PUDIM PÃO COM LARANJA

2 Copos de leite
1 copo de sumo de laranja
1 copo de ovos
1,5 copo de açúcarm
2 pãozinhos
1 colher de sopa de farinha

preparaçao:
juntei tudo e com a varinha mágica triturei tudo (podem fazer no liquidificador)
caramelo numa forma e levar ao forno.

Queijadinhas de Leite

400 g acúcar (pode pôr um bocadinho menos);

- 125 g farinha;

- 3 ovos;

- 75 g manteiga;

- 0,5 l leite;

- 1 casquinha de limão.

Preparação:
Misture o acúcar e a farinha. Acrescente os ovos e a manteiga derretida. Por cima, deite o leite fervido com a casquinha de limão (não esquecendo de a retirar). Unte e polvilhe com farinha forminhas de queque e leve ao forno a cozer. Quando estiverem douradas, tiram-se do forno. Eu costumo ter o forno a 170º. A seguir, deixe arrefecer um pouco e coloque em forminhas de papel. Pode polvilhar com açúcar em pó

arroz d polvo

1,3kg polvo congelado
2 cebolas medias
sal q.b.
1,5dl vinho tinto
4c sopa azeite virgem
2 dentes d alho
1 malagueta
2 a 3 c sopa molho d tomate
1 ramo d salsa
1 folha d louro
250g arroz carolino

preparaçao:

coloke num tacho o polvo congelado e 1 cebola inteira descascada
tape e deixe cozer em lume brando
kando a cebola estiver cozida, escorra o polvo sem deitar fora a agua da cozedura, corte o em troços, tempere com sal e reserve
coe o likido da cozedura e junte lhe o vinho e alguma agua, ate perfazer 7dl caldo
aloure em azeite os alhos, a restante cebola e a malagueta, tudo picado
junte o molho d tomate, o ramo d salsa atado com a folha d louro eo caldo preparado
tempere com sal e, assim k retomar fervura, junte o arroz e mexa
deixe cozer com o tacho tapado, entre 13 a 15ms
pouko antes d terminar a cozedura, adicione o polvo

coroa d maça

bacalhau gratinado com tomate

400g tomates maduros
400g cebolas
400g batatas
1kg bacalhau fresco em postas
3 c sopa sumo d limao
sal, pimenta
2 pimentos vermelhos
6 c sopa azeite
3 pes d tomilho
1 pe d alecrim
1c cafe d gros d funcho
20cl vinho branco
algumas folhas d funcho para decorar

preparaçao:

retire o pe aos tomates e golpeie a pele em forma d cruz
mergulhe os em agua kente, retire lhes a pele e as sementes e corte os as rodelas
descask e pike as cebolas
descaske e corte as batatas em rodelas
coza as em agua a ferver
lave as postas d bacalahu
coloke as num prato, regue com o sumo d limao
corte os pimentos em tiras
akeça o forno a 210graus e regue um prato d forno com azeite
disponha as batatas, as cebolas, o peixe, o tomate e os pimentos
tempere com sal e pimenta
pike o tomilho e o alecrim e junte lhe os graos d funcho
esmague tudo no almofariz e polvilhe o prato com esta mistura
regue com o vinho e o azeite e leve ao forno durante 40ms


SUGESTAO:
para tornar este prato ainda mais saboroso aloure as cebolas no azeite e regue com o vinho branco, antes d as colokar no prato d forno
decore o prato com azeitonas

frango na caçarola

1 frango cortado em 12 pedaços
3c sopa azeite
150g cebolinhos
800g batatas grandes para cozer
150g d cogumelos frescos
150g toucinho fumado
tomilho, folha d louro moida
10cl vinho branco seco
sal, pimenta

preparaçao:

aloure os pedaços d frango numa caçarola com azeite kente
descaske os cebolinhos e as batatas
lave e corte em fatias os cogumelos
corte o toucinho fumado em fatias
corte as batatas em cubos
retire os pedaços d frango do lume e reserve num prato
na mesma caçarola aloure o toucinho fumado e reserve
derreta a manteiga
aloure todas as verduras na manteiga bem kente
depoix junte o frango e o toucinho fumado na caçarola
junte o tomilho e louro
junte o vinho branco e 10cl d agua kente
tempere d sal e pimenta a gosto
tape e deixe ferver em lume brando durante 20 ms
sirva bem kente

SUGESTAO:
ferva em agua o toucinho fumado durante 2 a 3 ms para o tornar menos salgado
para amolecer o frango, derreter meio cubo d caldo d frango em agua
para obter um prato mais ligeiro, utilizar manteiga "light" e substituir as batatas com aipo ralado

doce leve d chocolate

100g chocolate para culinaria
150g manteiga
manteiga para barrar
3 ovos
250g açucar
1 saketa d açucar baunilhado
100g farinha peneirada
100g miolo d nozes

cobertura:
100g chocolate para culinaria
50g manteiga
2 c natas

decoaraçao:
8 miolos d nozes
1 c açucar em po

preparaçao:
pre akecer o forno a 150graus entretanto, partir o chocolate no robo d cozinha
derreta a manteiga e o chocolate em banho maria
mexa para obter um composto muito liso
tire do luem, e deixe arrefecer, depoix junte os ovos, o açucar e o açucar baunilhado
em seguida junte a farinha peneirada e as nozes partidas a grosso
deite a massa numa forma d 24cm d diametro, previamente barrada com amnteiga
leve ao forno durante 30ms
deixe repousar o bolo durante 5ms no forno desligado
prepare a cobertura derretendo a manteiga e o chocolate em banho maria, depoix retire do lume e junte as natas
cubra o bolo ja arrefecido, decore com as nozes e o açucar em po

SUGESTAO:
para obter com facilidade um composto liso, utilizar um batedor d metal em vex d uma colher d pau
pode preparar o bolo o dia anterior.neste caso, consevar o bolo tapado, com folha d aluminio e cobrir so no ultimo momento com a cobertura

pudim d ovos



1 chávena cheia d ovos

1 chavena d açucar

1 chavena d leite



preparaçao:

mistura s tudo- pode ser com a varinha mágica

barrar uma forma com tampa d caramelo

por em banho-maria e forno com ele

cerca d 40 minutos...



PS: obg mama beta

KEIJADINHAS


450 gr açucar

750 ml de leite

3ovos

225 gr de farinha

75 gr de margarina Canela em pó



preparaçao:Bate-se muito bem os ovos com o açucar e a margarina.

Junta-se a farinha e o leite mistura-se muito bem.

Por fim unta-se as forminhas e leva-se ao forno por 15 a 20 minutos.

Quando estiverem douradinhas retiram-se do forno e polvilha-se com canela.



PS: tem muito bom aspecto e sao rapidas d s fazerem :D


noutra experiencia, dividi a massa e adicionei choc em po + d 2cs-divinal!!
PS2: cerca d 40 keijadinhas




Queijadas de Leite (Mandarim)

Ingredientes:
- 3 ovos
- 375g de açucar
- 1 pudim mandarim
- 0,5 dl de oleo
- 100g de farinha
- 0,5 L de leite

Preparação:
Bater os ovos com o açúcar.
Juntar o pudim mandarim e o óleo e bater novamente.
Adicionar a farinha e continuar a bater.
Por fim, juntar o leite.
O resultado final é muito liquido!

Colocar em forminhas untadas com óleo e polvinhadas com farinha.
Levar ao lume a 220º até ficarem douradinhas, é rápido.











keijadas d coco
400g massa folhada congelada
250g coco ralado
300 açucar
60g manteiga
5ovos
2,5dl leite
descongele a massa folhada
misture o coco com o açucar e adicione a manteiga amolecida
em seguida, junte os ovos um a um e por fim , o leite
envolva tudo muito bem e deixe repousar 30ms
entretanto estenda a masa ate obter 2mm d espessura
utilize a para forrar pekenas formas
coloke as sobre um tabuleiro e enche as com o preparado
leve ao forno a 200 graus por cerca d 30ms




keijadas de mel
500ml de leite
4 ovos
50g de açúcar
150gr de farinha
30g de margarina
1 colher de café de canela
2 colheres de sopa de mel
raspa de um limão


Num tacho aquecer o leite com a manteiga , até esta derreter.
Numa taça , misturar o açúcar,a farinha e os ovos um a um batendo sempre bem em cada adição.Juntar o leite arrefecido, em fio batendo sempre, adicionar a canela ,o mel e a raspa de limão,envolver tudo muito bem. Untar forminhas com manteiga e polvilhar com farinha, verter o preparado e levar ao forno 20 minutos.








Ingredientes

375 g. açúcar
100 gr. farinha
3 ovos
3 colheres de sopa de óleo
1 carteira Pudim Mandarim
1/2 litro leite
canela q.b.


Junta-se o açúcar com o óleo,depois os ovos, o pudim e a farinha. Bate-se tudo muito bem.
Por fim acrescente o leite e mexa bem. 
Unte as forminhas com margarina e deite a massa. Leve ao forno pré-aquecido 180º por 20 minutos. Retire desenforme e polvilhe com canela.




✮Calhambeques✮

Ingredientes:
0,5 l de leite
350 gr de Açúcar
100 gr de farinha
50 gr de manteiga
4 ovos
1 colher de chá de fermento
Canela em pó q. b.
Preparação:
Juntam-se todos os ingredientes e batem-se com a batedeira. Untam-se as forminhas com manteiga e polvilha-se com farinha. Deita-se a massa, sem deixar muito cheias e polvilham-se de canela. Cozem em forno pré-aquecido a 190ª C por cerca de 20 minutos.







l leite meio gordo
200g farinha
50g manteiga
750g açucar
8 ovos
canela em po qb
1c. cafe aroma d baunilha



akeça o forno a 200Cponha o leite ao lume, kando ferver junte a manteigaa parte misture a farinha com o açucar e a seguir osovos um a umbata ate obter um creme homogeneo, junte a baunilha e o leite em fio, mexendo sempreunte bem as formas e encha com a massaleve ao forno a cozer 20/25msdepoix d prontas, desenforme as keijadas e polvilhe com canela em po



keijadas d cenoura:
300g açucar
1,5dl agua
100g manteiga
75g farinha
25g farinha maizena
150g cenoura raspada
6 ovos



unte as formas com manteiga e polvilhe com açucar. reserveligue o forno a 200Cmisture o açucar à agua e leve ao lume. ao ferver junte a manteiga e a cenoura e deixe ferver mais um minutoparta os ovos e mexa os com um garfo. a parte misture a farinha, a maizena e junte os ovos. envolva tudo muito bem.verta a calda em fio sem deixar d mexerpreencha as formas e coza em banho maria durante cerca de 25msdesenforme kando estiverem frias









500 gr. de cenoura

250 gr. açúcar

50 gr. de margarina

Raspa de meio limão

4 ovos


100 gr. farinha de trigo com fermento

1 colher chá fermento em pó

Margarina para untar e farinha para polvilhar.

Coco q.b.

1 pau canela, sal


Preparação:

Cozer a cenoura em água temperada com sal e 1 pau de canela.

Derreter a margarina para que esfrie.

Depois de cozida deixar escorrer bem e ralar com varinha mágica para ficar em puré.

Misturar todos os ingredientes e bater com a batedeira.

Colocar papel vegetal numa tarteira de aro amovível, untá-lo com margarina e polvilhar com farinha.

Pré-aquecer o forno a 180ºC e levar a cozer.

Demorou cerca de 45 minutos, mas convém verificar fazendo o teste do palito.

Deixar arrefecer e polvilhar com coco ralado.





Ingredientes:

2 ovos
250 g de açúcar
50 g de manteiga
130 g de farinha
0,5 l de leite
raspa e sumo de 1 laranja


Preparação:

Bater muito bem os ovos inteiros com o açúcar, juntando depois a raspa e sumo de laranja, a manteiga derretida, a farinha e por fim o leite, mexendo muito bem para não ficar grumos.
Untar uma tarteita de fundo fechado, com margarina e levar ao forno a 180º cerca de 40 m.





  • 1 lata de leite condensado
  • 3 ovos
  • 200g de coco ralado

  1. Misturar todos os ingredientes muito bem
  2. Colocar em caixinhas de papel
  3. Dentro de forminhas de alumínio
  4. Levar em forno quente (duzentos graus) para asssar até corar



Empadinha de Leite Condensado 

Massa:

    125 gr de farinha de trigo
    65 gr de margarina
    1 gema
    2 colheres de sopa de açúcar

Recheio:

    1 lata de leite condensado

    Misture todos os ingredientes da massa e amasse com as mãos até ficar lisa.
    Forre as forminhas de empadinhas com a massa, o meu deu 14 forminhas.
    Coloque o leite condensado, mas não encha até a borda, deixe um pequeno espacinho, pois na hora que está assando o leite condensado faz umas bolhas de ar, mas não se preocupe, não estouram.
    Asse por 40 minutos em forno pré-aquecido a 170 graus.

Origem: http://comofazercomida.blogspot.pt/2008/06/empadinha-de-leite-condensado.html
keijadinhade Leite Condensado

Massa:

125 gr de farinha de trigo
65 gr de margarina
1 gema
2 colheres de sopa de açúcar

Recheio:

1 lata de leite condensado

Misture todos os ingredientes da massa e amasse com as mãos até ficar lisa.
Forre as forminhas de empadinhas com a massa, o meu deu 14 forminhas.
Coloque o leite condensado, mas não encha até a borda, deixe um pequeno espacinho, pois na hora que está assando o leite condensado faz umas bolhas de ar, mas não se preocupe, não estouram.
Asse por 40 minutos em forno pré-aquecido a 170 graus.




Queijada de leite e laranja

Ingredientes:
2 ovos
300 g açúcar
50 g margarina
130 g farinha
1/2 l leite
Sumo e raspa de 1 laranja
Canela e açucar em pó para polvilhar
Margarina para untar

Preparação:
Unta-se uma forma que possa ir ao forno com a margarina (eu usei uma tarteira). Batem-se todos os ingredientes e colocam-se na forma. Leva-se a forno médio (180.ºc) cerca de 40 minutos. Depois de frio pode ser desenformada e polvilhada com açucar e canela.

Fonte: asreceitasladecasa.blogspot.pt

cookies





PS:retirei esta receitinha do blog miudos e graudos

cheesecake


Ingredientes para 12 pessoas: 400g de queijo para barrar 1 lata de leite condensado 2dl de natas 4 folhas de gelatina Meia chávena de chá de leite Compota de frutos silvestres 250g de manteiga 1 pacote e meio de bolacha Maria



Preparação: Pique as bolachas na picadora. Coloque as folhas de gelatina em água fria para demolhar, durante 3 minutos. Coloque o leite a aquecer. Esprema bem as folhas de gelatina e junte-as ao leite, mexa-as para dissolver bem. Num tacho, coloque a manteiga a derreter. Depois de derretida, apague o lume, junte a bolacha ralada, mexa bem para a bolacha absorver a manteiga. Coloque a bolacha numa forma com fundo amovível, espalhe bem a bolacha pela forma, apertando para que fique uma base compacta. Leve a base à arca para ficar totalmente rija. Numa tigela, coloque o leite condensado, junte o queijo, bata na batedeira. Depois do leite condensado e o queijo misturados, junte as natas misture tudo. Junte as folhas de gelatina dissolvidas no creme e bata tudo novamente. Coloque o creme branco por cima da bolacha, leve ao frio até ficar rijo. Depois de fria, desenforme a cheesecake e coloque-a num prato. Barre a cheesecake com a compota. Leve ao frio até à hora de servir.



Custo Total: 9.32 € Custo por pessoa: 0.78 €



PS:retirado d SABOR INTENSO