quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mil Folhas



4 bases de massa folhada
manteiga q.b.
farinha q.b.
açúcar de confeiteiro q.b.

Ingredientes para o creme:
4 dl de leitede leite
essência de baunilha q.b.

6 gemas de ovos
150 gr de açúcarde açúcar
30 gr de farinha de trigode farinha de trigo

1 Pré aqueça o forno a 180 graus.

2 Unte 2 tabuleiros com manteiga, polvilhe-os com farinha. Coloque e estique uma base de massa folhada em cada tabuleiro.

3 Polvilhe a massa com farinha e pique-a com um garfo. Coloque uma assadeira em cima de cada base para a achatar. Leve ao forno pré aquecido, por cerca de 15 minutos, ou até a massa estar bem torrada. Repita novamente os 2 passos anteriores, de modo a ficar com 4 bases de massa folhada.
4 Aqueça numa panela, o leite e a essência de baunilha. Coloque as gemas numa tigela. Batendo sempre, com um batedor de varas, vá adicionando aos poucos o açúcar, a farinha e o leite com a baunilha. Verta o preparado, para a panela onde aqueceu o leite. Leve ao lume, mexendo sempre, até obter um creme consistente. Coloque-o num recipiente para ir arrefecer no frigorífico.

5 Com uma faca, corte as bordas da massa folhada. Divida cada rectângulo grande, em 4 menores e iguais. Num rectângulo de massa folhada, espalhe um pouco do recheio e por cima outro pedaço de massa. Repita isto quatro vezes, terminando com um rectângulo de massa.

6 Barre os lados com o recheio que sobrou. Por cima, dê um toque final:

Na última, não ponha creme de pasteleiro, mas sim um glacé de açúcar, que deverá fazer, batendo as claras um pouco e ir juntado o açúcar em pó, até ficar um preparado brilhante e sem grumos.
Derreta um pouco de chocolate em banho maria e desenhe uma espiral, por cima do glacé. Depois com um palito fazer riscos do centro para o exterior do bolo e vice versa, limpando o palito entre cada utilização. Levar ao frigorifico, pois frio é bem mais delicioso.







Torta mil-folhas

Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Torta doce
Calorias: 316 por porção

Ingredientes:

· 1 pacote de massa folhada congelada laminada

Creme:
· 2 xícaras (chá) de leite
· 1/3 de xícara (chá) de açúcar
· 1/4 de xícara (chá) de maisena
· 3 gemas
· 1 colher (chá) de essência de baunilha

Para polvilhar:
· 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Acessórios:
· Assadeira grande, Peneira fina

Modo de preparo:

Aqueça o forno em temperatura alta. Abra a massa folha da e corte-a em três retângulos iguais no sentido da largura. Com um garfo, fure-os em vários lugares. Disponha na assadeira e asse por dez minutos ou até dourarem. Deixe esfriar.

Creme:
Numa panela média, junte o leite, o açúcar e a maisena e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau, por cinco minutos ou até a mistura engrossar. Bata um pouco as gemas, junte ao creme e cozinhe, mexendo sempre, até ferver. Retire do fogo e junte a essência de baunilha. Transfira para uma tigela, cubra com filme plástico e deixe esfriar.

Montagem:
Num prato para bolo, disponha um retângulo da massa folha da e cubra com metade do creme já frio. Por cima, disponha outro retângulo de massa e cubra com o creme restante. Arrume o último retângulo de massa por cima. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.




Mil folhas com creme de pasteleiro

- 2 embalagens de massa folhada (usei do Lidl pois é rectangular e partir ao meio o k deu 4 camadas de massa folhada)

Para o creme de pasteleiro

-1 litro de leite
-4 ovos
-120g de açúcar
- 2 colheres sopa açúcar baunilhado
-65g de farinha

Para o glacé

- açúcar glace
-1 clara de ovo
- chocolate derretido com um pouquinho de manteiga


Começar por preparar o creme pasteleiro. Aquecer o leite com o açucar baunilhado. Reservar um pouquinho de leite. Bater os ovos com o açucar até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Colocar a farinha em chuva e o leite que reservou. Acrescentar o leite quente sem parar de bater. Levar este preparo ao lume até engrossar. Não parar de mexer. Deitar num recipiente. Colocar película aderente em contacto com o creme; Isto é, mesmo pousado em cima do creme para não ganhar aquela camada grossa. Deixar arrefecer. Cozer as massas folhadas previamente picadas com um garfo. Deve-se estar atento á cozedura. Se por acaso tiverem tendência a levantar num dos lados espetar a massa com uma faquinha bem afiada para retirar o ar e elas baixarem novamente. Deixar arrefer as massas em cima de redes. Montar o bolo ,escolher a massa mais bonita e direitinha e deixar para o fim. Colocar a 1ª massa folhada e cobrir com creme pasteleiro. Espalhar para ficar uniforme. Colocar novamente massa folhada e depois creme, mais uma placa de massa folhada e creme. Colocar a última massa folhada. Pressionar levemente. Reservar. Preparar o glacê,colocar a clara de ovo dum recipiente e bater até começar a espumar. Ir colocando o açucar glace até obter uma mistura brilhante e lisinha. Espalhar por cima do bolo. Derreter 2 barrinhas de chocolate com um pouquinho de manteiga até obter um chocolate brilhante. Decorar a gosto.


Mil folhas
Ingredientes:

400 g massa folhada congelada

Para o recheio:

500 g de creme de pasteleiro de compra


Para a cobertura:
150 g de doce de ovos de compra
50 g chocolate derretido (chocolate de leite)

Preparação:
1. Descongelar a massa folhada à temperatura ambiente. Forme 2 tiras com 20 cm de comprimento e 2 mm de espessura. Pique a massa com um garfo e leve ao forno a 200ºC durante aproximadamente 25 minutos. 

2. Depois de cozidas, retire-as do forno, deixando arrefecer bem; depois de frias, retire as extremidades com uma faca e transfira para um prato de servir plano com a  parte mais lisa para baixo. 

3. Coloque num saco de pasteleiro com boquilha lisa, o creme de pasteleiro. Coloco o creme sobre a massa folhada. 

4. Coloque a outra parte da massa folhada em cima do creme, com a parte lisa para cima. 

5.  Por fim. espalhe o doce de ovos e faça 4  riscos com o um cartucho de papel vegetal, com o chocolate derretido, sobre o comprimento. Com um palito risque de um lado ao outro sobre a largura. 

6. Leve ao frigorífico até ao momento de servir.





Ingredientes:
1 massa folhada rectangular, 80 g de açúcar, 20 g de farinha, 1 ovo, 2 gemas, 2,5 dl de leite, 2 gotas de aroma de baunilha, 1 clara, 200 g de açúcar em pó, 1 c. (de sopa) de cacau em pó.




Preparação:
Prepare o creme: Junte o açúcar com a farinha, o ovo e as gemas. Ferva o leite com o aroma e verta-o, aos poucos, sobre o preparado anterior, mexendo sempre. Leve a lume brando, mexendo sem parar, até obter um creme espesso. Transfira para um recipiente, cubra com película aderente e deixe arrefecer. Ligue o forno a 180º C. Estenda a massa folhada, pique-a com um garfo e corte-a em três retângulos. Leve ao forno, até ficar dourada. Depois de cozida, retire-a do forno. Coloque o creme num saco de pasteleiro com boquilha lisa e cubra a superfície de dois rectângulos. Sobreponha-os. Prepare a glace: Misture a clara com o açúcar em pó. Separe 1/3 deste preparado e junte-lhe o cacau, mexendo bem, reserve. Barre o terceiro retângulo com a glace branca, espalhando-a com uma espátula. Coloque a glace de cacau num cartucho de papel vegetal e faça riscas paralelas sobre a glace branca. Com um palito, “risque” linhas transversais. Deixe secar.

Sem comentários:

Publicar um comentário