sábado, 12 de fevereiro de 2011

bolo d areia


A receita adaptada foi feita em 3 momentos distintos. Vou deixar as quantidades que usei para estes três baldinhos (era bastante gente no sábado) mas reduzam conforme a necessidade ;-)



Ingredientes:

* 6 ovos
* 300gr de açúcar
* 180gr de farinha integral
* 1 colher de sobremesa de fermento em pó
* 2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira
* 2 colheres de sopa de leite
* Óleo em Spray para untar Espiga
* 4 embalagens de pudim de baunilha (usei Boca Doce)
* 2 litros de leite
* 12 colheres de sopa de açúcar
* 1 pacote de bolacha maria
* gomas e chocolates com motivos marinhos para decorar

Preparação: Comece por fazer o bolo. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Reserve. Bata as gemas com o açúcar até formar uma gemada. Junte a farinha com o fermento e aos poucos junte as claras em castelo. Para ficar mais fofo use a velocidade mais lenta da sua batedeira. Adicione as 2 colheres de sopa de leite e a água de flor de laranjeira. Leve ao forno num forma baixa untada com óleo em spray por cerca de 15 minutos. Faça o teste do palito para confirmar que está cozido. Enquanto o bolo coze, coloque as bolachas na picadora ou robot de cozinha e rale até ficarem bem fininhas semelhante a areia. Reserve.

Com o bolo já cozido, desenforme e corte em cubos pequenos. Coloque no fundo do balde (ou baldes) de plástico. Prepare os pudins. Sugiro que preparem 2 de cada vez pois é mais fácil. Façam de acordo com a embalagem. Eu misturo sempre o preparado para o pudim e o açúcar com um pouco de leite à parte e depois junto restante leite quando ferver. Assim não corro tanto risco que pegue ao tacho. Quando estiver pronto despeje em cima do bolo. Faça esta operação lentamente pois como o bolo não está inteiro terá tendência para subir. O ideal é que se faça aos poucos para que dê tempo de ir endurecendo e juntando as várias partes. Vá fazendo camadas de bolo e pudim até encher a quase totalidade do balde e termine com uma camada uniforme de pudim. Por cima coloque as bolachas finamente raladas que imitaram a areia. Decore com gomas em forma de peixe e conchas e búzios de chocolate belga. Use as pás dos baldinhos para decorar e também para servir o bolo.



No meu caso como era um bolo de aniversário juntei-lhe duas velas com motivos marinhos mas se for para uma outra festa ou ocasião podem dispensar este detalhe.



NOTA: Como é óbvio eu usei baldes de praia completamente novos e lavei-os muito bem antes de montar o bolo lá dentro. Foi difícil de os encontrar nesta altura do ano mas consegui :)



by: criatividade em movimento

Sem comentários:

Enviar um comentário