terça-feira, 26 de julho de 2011

bolo de tangerina

Este bolo de tangerina já estava na minha lista de receitas a confeccionar há já algum tempo. Ficou desde o dia em que vi a Nigella Lawson a confeccioná-lo num dos seus programas de televisão. O que me chamou a atenção nesta receita foi o facto de se usarem as tangerinas cozidas com a casca. Tangerinas cozidas? Parecia-me muito interessante.

A oportunidade de fazer a receita foi passando, mas quando na passada semana a Carlota organizou um jantar de Natal para as amigas de sempre e eu que tinha cá em casa quilos de tangerinas, resolvi que tinha que fazer este bolinho. A ocasião estava escolhida.


Ingredientes:
375 g de tangerinas ou clementinas
6 ovos
225 de açúcar
250 g de amêndoa ralada
1 colher de chá de fermento em pó


1. Cozer as tangerinas em água durante 2 horas. (Se as tangerinas forem pequenas, não são necessárias as 2 h de cozedura.)

2. Deixar arrefecer e retirar os caroços.

3. Triturar as tangerinas.

4. Aquecer o forno a 190ºC.

5. Misturar os ovos com o açúcar, adicionar as amêndoas raladas, o fermento em pó e bater bem. Juntar a polpa de tangerina e envolver bem.

6. Colocar a massa numa forma redonda forrada com papel vegetal untado com margarina ou então usar uma forma com fundo amovível, apenas com o fundo forrado com papel vegetal e barrado.

7. Levar ao forno durante 1 hora, aos 40 minutos colocar uma folhas de alumínio por cima para que não queime. Antes de retirar verificar o processo de cozedura com um palito.


O bolo fica muito agradável, tão agradável que já o voltei a fazer. A amêndoa dá-lhe textura e nota-se o sabor perfumado da tangerina.

Eu usei uma forma redonda com 26 cm de diâmetro, mas a receita original recomenda uma forma com 21 cm, o que fará com que o bolo fique mais alto do que o feito numa forma maior.



by: cinco quartos de laranja

Sem comentários:

Publicar um comentário